Material de apoio para a equipe de venda: por que investir?

Cientistas da área da psicologia comprovaram que um segundo é o tempo necessário para conceituar a primeira impressão do que se vê. Portanto, o termo “a primeira impressão é a que fica” é legítima e extremamente funcional. Comercialmente falando, pode interferir muito na decisão final do consumidor de adquirir ou não o produto ou serviço apresentado. Por isso, o material de apoio para equipe de vendas é fundamental. Sobretudo se levarmos em consideração que, na maioria das vezes, ele chega ao cliente antes do próprio vendedor através de materiais de vendas com peças físicas ou digitais.

A função dos materiais de apoio para as equipes de vendas é divulgar a imagem favorável da empresa, serviços que presta ou produtos que comercializa de forma que o cliente não só queira, como sinta necessidade de adquiri-los. Através do planejamento estratégico de comunicação será possível diagnosticar as melhores ações e ferramentas de marketing a oferecer para vendedores e representantes executarem suas vendas com sucesso e segurança. Através de estratégias de marketing, a agência de propaganda se preocupará em descrever os produtos e serviços de forma coerente e convincente. Serão exaltados os pontos fortes, minimizado os fracos e destacados os principais atributos e benefícios, frente à concorrência.

Pensar em material de apoio de vendas eficiente para engajar e preparar os responsáveis por esta atividade vai muito além de mostrar fotos dos produtos nas mídias. Primeiramente, é realizada uma análise de mercado e público alvo do negócio para, posteriormente, estrategiar o que e como fazer com um planejamento de marketing. A partir daí é possível elaborar peças e plataformas adequadas para apresentar a identidade da organização e seus produtos de forma atrativa e marcante.

Os planos de comunicação para materiais de apoio de vendas são inúmeros. Sejam off ou online, os diferentes recursos de comunicação e marketing existem para disseminar os produtos ou serviços da sua empresa e apoiar os vendedores e representantes na apresentação e argumentação de cada negociação.

Como diferenciar materiais de vendas off line dos materiais de vendas on line? Fácil! Os digitais ou on line são os que precisam de tecnologia informatizada como: site institucional, landingpage, e-mail marketing, banners, mídias sociais. Os que podem e devem ser impressos: folders, catálogos, flyer, cartão de visitas, anúncios, outdoors são os off line. No entanto, alguns podem ser executados tanto num formato como o outro, como as apresentações Institucionais e os catálogos, que podem ser virtuais e/ou impressos.

Dentre os materiais de comunicação para a equipe de vendas mais recorrentes estão:

 

CARTÃO DE VISITAS

Mesmo numa era digital, o cartão de visitas ainda é a principal forma de se apresentar profissionalmente. Além de identificar, faz parte de um dos mais antigos rituais de saudação do mundo dos negócios e ajuda o prospect a construir uma forte imagem a seu respeito e de sua empresa.

 

CATÁLOGO

Tanto o catálogo impresso quanto o online são um dos principais itens da lista de materiais de apoio para a equipe de vendas. É o material que mostra o leque de produtos, categorias e possibilidades que a empresa comercializa.

 

FOLDERS ou FLYERS

Utilizados para campanhas e apresentações rápidas. Possibilitam a categorização de assunto e conteúdos. Podem ser utilizadas para apresentações institucionais, campanhas promocionais, chamadas de lançamentos, entre outros objetivos instantâneos.

 

SITE INSTITUCIONAL

É parte da estratégia de venda e marketing pois é um canal de informação e contato instantâneo entre consumidor e vendedor – empresa. É também uma forte plataforma de posicionamento de buscas na internet que expira bastante dedicação e, em contrapartida, retorno comercial.

 

Enfim, existem diversas soluções de comunicação e marketing para alavancar vendas. Cada uma com estrutura, objetivo, forma de apresentação e alcance diferenciados mas que objetivam fazer com que a primeira percepção do cliente seja atrativa o suficiente não só para comprar, como fidelizar seu consumo com aquela marca. Devem ser desenvolvidas por empresas de marketing capacitadas como a GBrand que atua na região metropolitana de Porto Alegre oferecendo materiais de venda personalizados, garantindo atender as necessidades e objetivos de cada marca com foco em uma comunicação completa.

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Postado por Agência GBrand em 23/03/2017.

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