O que importa é o conteúdo

Em um mundo hiperconectado, no qual as pessoas passam seus dias ligadas às redes sociais e recebem mensagens publicitárias a cada passo nas ruas, o grande desafio das marcas é entregar aos seus consumidores um conteúdo em comunicação relevante, de fácil acesso e capaz de manter a atenção do público, muitas vezes disperso em meio a tanta propaganda.

Com a disseminação das mídias sociais, os esforços publicitários e de marketing se tornaram ainda mais frequentes na vida da população. Além da mídia tradicional, já consolidada, como televisão, rádio, jornais, revistas e cinema, a popularização dos smartphones trouxe às mãos do público a capacidade de seguir, acompanhar, criticar, elogiar e interagir com marcas em qualquer momento do dia, em uma dimensão que muitas vezes pode assumir proporções maiores do que o esperado.

É nesse cenário que as marcas encontram o desafio de serem relevantes e notadas por seu público-alvo em meio a tantos apelos publicitários recebidos todos os dias pelas pessoas. Para captar a atenção dos consumidores e, talvez a parte mais complexa desse processo, mantê-los interessados, é importante oferecer um conteúdo em comunicação pertinente e que agregue o tipo certo de informação, no momento certo e através da plataforma mais adequada. Estudar e conhecer o público é o primeiro passo que deve ser realizado. Montar perfis e estereótipos do público-alvo, pesquisar e investigar hábitos de consumo, conhecer seus desejos, analisar seu comportamento e identificar os pontos de contato com a marca são os principais aspectos que devem ser observados pelas marcas nesse momento.

Em seguida, é importante traçar um planejamento estratégico e de comunicação que englobe o conteúdo a ser divulgado. Um plano de ação focado em marketing digital pode ser preparado, considerando o desenvolvimento de textos, imagens, vídeos institucionais e demais peças que sejam necessárias para abordar o conteúdo.

A seleção dos assuntos a serem compartilhados com os seguidores da marca, por exemplo, deve já levar em conta o formato em que esses serão divulgados. A particularidade de cada rede social ou plataforma digital também precisa ser observada, pois o conteúdo direcionado a uma delas pode não ser relevante ou adequado para a outra.

O site institucional da marca pode conter, por exemplo, um blog para a postagem de conteúdo em comunicação, utilizando-se de texto publicitário ou informativo. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se atingir o público-alvo, uma vez que os visitantes do site podem conferir as informações e notícias compartilhadas pela empresa, como também o site profissional com blog pode ser utilizado como forma de atrair novos consumidores, por meio da divulgação do conteúdo disponibilizado na página através das redes sociais da marca, instigando a visita ao site para conferir o material completo.

Pensar conteúdo em comunicação é uma tarefa que demanda frequente atualização, de modo que a marca permaneça atenta às tendências e ao movimento do mercado digital, sempre oferecendo aos seus seguidores informações relevantes e interessantes. A GBrand atua em Gravataí, Canoas e outras cidades da grande Porto Alegre com a produção de conteúdo e marketing digital, focada em engajar consumidores e entregar uma comunicação completa aos seus clientes.

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Postado por Agência GBrand em 23/03/2017.

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